• Rádio União FM

Porto de Itajaí fará nova manobra de teste na Bacia de Evolução




O Porto de Itajaí realiza nesta terça-feira (28) a segunda manobra especial de testes na nova Bacia de Evolução. O novo teste, programado para iniciar às 9h, será realizado com o navio “MSC Arica”, de 299 metros de comprimento e 48,2 metros de largura (boca). No momento da atividade, o canal de acesso ao porto será totalmente fechado, quando a travessia do Ferry Boat e da frota pesqueira será interrompida. A primeira manobra, realizada no dia 16 de janeiro, durou 1h40min. Desta vez, porém, quando a embarcação passar pelo terminal do Ferry Boat a travessia já será retomada.

O navio MSC Arica, de bandeira da Libéria, que já está atracado no complexo portuário, vai desatracar por volta das nove horas desta terça-feira, quando será rebocado de ré até o local do teste na Nova Bacia. Como na primeira manobra, realizada com êxito, a embarcação fará um giro de 180º e seguirá seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Após a conclusão da primeira etapa de obras, a Bacia de Evolução passa a contemplar 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) novamente vão monitorar o trânsito nas vias próximas ao Ferry Boat. Inspetores da Guarda Portuária também acompanharão os trabalhos, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança a todos os envolvidos no teste. Em caso de mal tempo ou com condições climáticas que não favoreçam tal atividade, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.

Sucesso no primeiro teste

Realizada com grande êxito, a primeira manobra de testes na nova Bacia de Evolução, ocorrida no dia 16 de janeiro, foi considerada um marco para a história de Itajaí. Na ocasião, a inédita manobra de ré foi feita com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento. O teste traz ao Porto de Itajaí a confirmação de que o terminal estará apto a receber embarcações ainda maiores, de até 336 metros.

Após complexas obras de dragagens, finalizadas graças aos investimentos do Município de Itajaí, o novo acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí é uma área de manobras para as embarcações que acessam o terminal portuário. A bacia de evolução, como é conhecida, é onde o navio faz um giro de 180 graus, já no Rio Itajaí-Açu. Esse movimento poderá ser executado antes da atracação ou quando a embarcação deixar o porto, de ré, como vem sendo feito nesses primeiros testes.

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon