• Rádio União FM

Grupo Volkstanzgruppe Grünes estará na Rota de Lazer



O Grupo Volkstanzgruppe Grünes Tal retorna neste domingo, dia 25, à Rota de Lazer. A apresentação na Rua XV de Novembro está prevista para começar às 10h. O surgimento do grupo deve-se à dedicação de Ary e Itala Lingner na busca de referências históricas dos antepassados desde a colonização de Blumenau. O evento tradicional de todos os domingos começa, às 8h, entre as ruas Nereu Ramos e Amadeu da Luz, quando a área é destinada para caminhadas, ciclismo e passeios com animais de estimação.

Esse programa de responsabilidade da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) destina a principal via comercial da cidade para o lazer e a confraternização de famílias e amigos. Em cada edição, um grupo folclórico também ocupa esse espaço para difundir o seu trabalho. Nesta edição, o espaço será do Volkstanzgruppe Grünes Tale. O grupo folclórico enfrentou desafios para manter ativa a cultura germânica na cidade, transmitindo os conhecimentos de geração para geração.

A família que fundou o Volkstanzgruppe Grünes Tal está presente na cidade desde o começo da colonização. Karl e Albert Lingner chegaram à região em 1860 oriundos de Magdeburg (Alemanha). Os irmãos compuseram músicas e formaram um conjunto chamado Rüdeger & Lingner, que por consequência abrilhantava os eventos culturais da época. Em 1870, foi fundada efetivamente a primeira banda musical da cidade, a Musikkapelle Lingner.

Parceiros A Rota de Lazer é um evento tradicional de todos os domingos na Rua XV de Novembro. A iniciativa reserva o trecho entre a Nereu Ramos e a Amadeu da Luz, das 8h às 17h, para caminhadas, ciclismo e passeios com animais de estimação. Esse programa de responsabilidade da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) também destina a cada edição espaço para que um grupo folclórico apresente o seu trabalho.

As apresentações folclóricas na Rota de Lazer decorrem da parceria firmada com a FCBlu, Associação Folclórica dos Grupos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), Sindilojas Blumenau, Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Empório Frozen e Samae. A intenção é ampliar as apresentações na Rua XV de Novembro. Para isso os organizadores buscam novos apoiadores financeiros que possam incentivar os grupos. As empresas e pessoas interessadas em juntar-se ao projeto podem fazer contato pelo e-mail cultura@fcblu.com.br.

Saiba mais

Rota de Lazer Onde: Rua XV de Novembro Quando: domingo, dia 25 de agosto Horário: das 8h às 17h Grupo do dia: Volkstanzgruppe Grünes Tal, a partir das 10h Classificação etária: livre Entrada: franca

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon