• Rádio União FM

FIC sedia exposições de artistas indaialenses a partir desta sexta



Nesta sexta, 6 de setembro, às 20h, a Fundação Indaialense de Cultura recebe a abertura das exposições “Caminhos”, de Jörg Nietsche, e “O Lápis”, de Vera Krueger Nietsche. Como atrações culturais da FIC, apresentam-se o Quarteto Instrumental e o Grupo Odeon, sob a coordenação do professor, Marcio André Kuhn.


Jörg Nietsche e Vera Krueger são dois artistas indaialenses. Dois olhares e temas distintos é o que a comunidade indaialense e da região poderá apreciar neste mês de setembro no Salão Expositivo da FIC. Nessa exposição, com habilidades, ferramentas e suportes diferenciados, os artistas apresentam ao público obras que prometem surpreender pelo acabamento e criatividades emprestadas a cada trabalho, tornando-os únicos.


A exposição “Caminhos”, de Jörg Nietsche, apresenta um panorama da sua produção e criação artística e o tema escolhido tem duplo significado. Ele empregou técnicas pouco ou nada usuais como pintura, incisão, erosão e espelhamento sobre vidro, alguns contemplando as quatro técnicas juntas em suas obras, para falar de “Caminhos”, experimentos muito interessantes. Caminhos esses que o artista deixa por conta do observador fazer sua leitura.

As esculturas e objetos em vidro de Nietsche fazem um passeio pelos diversos estilos, do modernismo ao contemporâneo. Como segunda intenção trazem um breve apanhado de peças, mostrando o caminho percorrido desde o início, no qual se percebe a distância entre as linguagens, fruto de outra paixão do artista: a busca por novas técnicas, reafirmando assim sua notoriedade e gosto pela pesquisa, aliada às muitas possibilidades que o vidro apresenta.


Já a indaialense Vera Krueger Nietsche manifesta em suas obras grande paixão pelo desenho a lápis, destacando o grafite e a arte acadêmica em sua expressão artística. A exposição apresenta com realismo quinze trabalhos com enfoque para temas do cotidiano.

Sua paixão pela arte transparece na leveza dos traços precisos, na proporcionalidade especialmente na reprodução de figuras humanas, no contraste entre a luz e sombra e na sutileza das linhas que praticamente desaparecem entre os degradês. A arte de Vera Krueger Nietsche encanta, desperta emoção e captura o olhar do observador de quem aprecia seus trabalhos, ressaltando a mensagem contida em seus desenhos. Transfere para o papel o amor que sente pela doçura da inocência das crianças, pela natureza e os animais, a beleza da imagem sacra e da arte acadêmica e pelo figurativo, sua primeira paixão.


A visitação gratuita ocorrerá de 9 a 30 de setembro, de segunda a sexta, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 21h, na rua Dr. Blumenau, 5, Centro.


Sobre as atrações culturais da FIC


O Quarteto Instrumental é um grupo formado por alunos do curso de Violão Clássico que estão em nível técnico e artístico mais avançado. Apresenta um repertório de música instrumental, que abrange desde peças clássicas, música popular brasileira até clássicos do rock. Iniciou os ensaios em julho de 2018 e fez sua primeira apresentação em dezembro, no Natal da FIC.


O Grupo Odeon é formado por componentes de violino, pandeiro e violão. Tem em seu repertório música instrumental brasileira com ênfase no choro, gênero pouco difundido na região. É o primeiro grupo do gênero da cidade. Iniciou os ensaios em fevereiro de 2019.

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon