• Rádio União FM

Concerto de Natal Kan será na Igreja Luterana do Centro


O Concerto de Natal do Espaço Kan será domingo, dia 24 de novembro, às 18h, na Igreja Luterana Blumenau Centro. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) é parceira na divulgação do evento que promete repertório diversificado, mesclando obras clássicas, um pouco de rock e peças natalinas. O ingresso sugerido é a doação de um quilo de alimento não-perecível.

A programação no final de tarde envolve grupos variados formados por componentes das mais variadas idades. A confraternização musical será animada pelos corais Dona Angelina, Santa Cecília e Santa Isabel, pelo Gupo Vozes ao Vento e pela Musicalização Ser Criança. Também é aguardada a presença de três maestros.


Entre os destaques do evento está o Coral Dona Angelina, cujo propósito do trabalho é fazer o resgate de lembranças por meio das Memórias Musicais. Trata-se de um grupo formado por portadores de Alzheimer, juntamente com familiares, cuidadores e voluntários. Um projeto do Espaço Kan, patrocinado nesta primeira fase pela pianista paulistana Dona Angelina (in memorian), e apoiado pela Abraz e Universidade Regional de Blumenau (Furb).


As últimas áreas que desaparecem no cérebro afetado pelas demências são as encarregadas da memória musical e a capacidade de sentir emoções. A música traz muitos resultados positivos a essas pessoas: reduz a ansiedade, diminui o nervosismo, melhora a qualidade de vida, o estado de ânimo, o estado físico e fisiológico, a socialização, resgata recordações e melhora os relacionamentos com os familiares e cuidadores.


Os efeitos da música fazem a pessoa despertar momentaneamente. Por instantes volta o movimento coordenado, voltam emoções intensas, volta a linguagem mais coerente, voltam lembranças da vida inteira, e o mais importante: volta o sentimento de autonomia, as pessoas se sentem importantes e protagonistas de suas vidas.


Utiliza-se o repertório das músicas e sonoridades que lhe são significativas buscando estimular a memória, a produção de reminiscências, a consciência do movimento corporal e a orientação espaço-temporal. O foco do trabalho é o portador, mas os benefícios preventivos que a música proporciona são também vivenciados pelos familiares, cuidadores e voluntários que os acompanham. O repertório é selecionado de acordo com o despertar das memórias dos participantes.

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon