• Rádio União FM

Blumenau investiga caso suspeito de coronavírus




Na tarde de terça-feira, dia 3, a Vigilância Epidemiológica de Blumenau, serviço da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), enviou ao Laboratório Central de Saúde Pública do governo do estado, coleta de material de um caso suspeito de coronavírus, o COVID-19.

A paciente, uma mulher de 25 anos, moradora do bairro Água Verde, apresentou sintomas similares àqueles atribuídos a casos suspeitos e voltou da França no final do mês de fevereiro. Ela passa bem, já recebeu orientações das equipes da Semus e está em isolamento domiciliar. A Semus aguarda o resultado do exame.

Blumenau vem tomando providências necessárias para o enfrentamento de possíveis casos do coronavírus, orientado pela Secretaria de Estado da Saúde. Nesta quinta-feira, profissionais da rede municipal receberão capacitação sobre condutas médicas a serem adotadas em casos como esse.

O Secretário Winnetou Krambeck tranquiliza a população que não há motivo para pânico nem para uso de máscaras, nesse momento. As medidas de prevenção são aquelas adotadas para outros vírus respiratórios como o influenza, por exemplo, que são: lavar as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. “Com essas medidas estaremos prevenindo não apenas o corona, como outras doenças e vírus que estão circulando na nossa região.”, orienta Krambeck.

O outro caso suspeito em investigação, atribuído ao município, foi uma coleta de material de paciente residente de Balneário Camboriú. Ela estava visitando familiares em Blumenau, quando teve sintomas do vírus. Como havia retornado recentemente de viagem à Europa, foi coletado material e enviado ao Lacen. O registro deve ser corrigido nos próximos dias, já que o acompanhamento deverá ser realizado pelo serviço da cidade de residência da paciente.

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon