• Rádio União FM

Biblioteca Dr. Fritz Müller celebra 67 anos na terça-feira


A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller comemora nesta terça-feira, dia 30, 67 anos e o programa Biblioteca Ambulante chega aos 42. Para marcar a data, estão sendo preparadas atividades culturais para brindar o público que frequenta o ambiente dos livros da famosa Rua das Palmeiras (Alameda Duque de Caxias, 64), no Centro Histórico. A programação aberta a toda a população começa às 9h30 com lançamento de livro, apresentações artísticas e show com integrantes da Banda Municipal de Blumenau.

Brindando este encontro de gerações, será lançado o livro de poesias de Sofia Moura Donato, de 13 anos. A estudante do 9º ano do Ensino Médio apresenta sua mais recente obra: "Desculpe Viajei!”. Também estão previstras declamações de poesias nas vozes de Werner Reimer e Reynaldo Pfau. “Continuamos com nossa missão nestes 67 anos, oferecendo e apoiando um espaço que guarda um mundo mágico, repleto de aprendizados e sonhos”, comenta a gerente da biblioteca municipal Araci Cristina França de Carvalho. “A ações oferecidas para a comunidade constroem, renovam e mantêm as histórias de várias gerações. Sempre estaremos nos reinventando e caminhando em harmonia com a era tecnológica, pois livros são eternos amigos da humanidade e estarão sempre ao alcance das pessoas.”

A história da biblioteca começou em 1940 com um acervo de apenas 2 mil livros. Em 30 de julho de 1952, a Lei Número 354 institucionalizou a Biblioteca Municipal, cujo nome é em homenagem ao trabalho do naturalista alemão Dr. Fritz Müller. A unidade foi instalada no terreno de Dona Edith Gaertner, doado em 1963 à Casa Dr. Blumenau (atual Fundação Cultural). Nos anos 1980, o acervo chegou a quase 85 mil obras. Mas duas grandes enchentes (de 1983 e 1984) ocasionaram a perda de quase 75% da coleção.

Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. A comunidade dispõe atualmente de cerca de 65 mil volumes para leitura e pesquisa. “O acervo engloba títulos para os mais variados gostos literários (romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história etc) e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas). Além de um acervo específico da língua alemã, que conta atualmente com 5 mil livros todos no idioma alemão”, informa Araci Cristina.

A Biblioteca Municipal oferece para a comunidade o empréstimo domiciliar e um local especial para estudo e pesquisas. Desenvolve atividades de incentivo à leitura, promoção da literatura e ações culturais e artísticas, como a Hora da Leitura (contação de histórias), Visita Orientada, Biblioteca Ambulante, palestras, debates literários (lançamentos de livros) exposições temáticas, auxílio em pesquisas, internet pública, semanas e saraus literários, resgate da língua alemã (projeto Contos e Encontros), entre outras ações. “Também desenvolve ciclos de palestras, oficinas literárias e o Circuito de Literatura Nacional Monteiro Lobato, em parceria com o Proler”, comenta Araci Cristina ao citar ainda o projeto Contação de Histórias no ambiente hospitalar - Histórias, Saúde e Alegria, uma atividade que é promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a área de pedagogia hospitalar e Hospital Santo Antonio.

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon