• Rádio União FM

Aulas não presenciais exigem autodisciplina dos estudantes e supervisão dos pais



Uma nova e inesperada realidade está mudando a rotina dos mais de 38 mil alunos da rede municipal de ensino de Itajaí. As aulas não presenciais, iniciadas na segunda-feira (13) por meio de uma plataforma online de estudos, vão exigir autodisciplina por parte dos estudantes e a supervisão dos pais ou responsáveis, que devem, na medida do possível, reservar momentos para explorar em conjunto o novo ambiente de ensino proposto pela Secretaria de Educação.


Além das aulas presenciais suspensas, em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19), muitas empresas estão permitindo que seus colaboradores possam trabalhar em casa, o que faz com que esses profissionais tenham que se adaptar ao home office e, simultaneamente, supervisionar os momentos de estudos dos filhos. Se por um lado a nova situação poderá trazer novas tarefas, por outro, ela pode gerar bons momentos de aprendizados para toda a família.


“As medidas adotadas no combate ao coronavírus provocaram mudanças na rotina de toda a sociedade. Este cenário atual trouxe inúmeras incertezas, e a continuidade das aulas de forma não presencial foi uma alternativa para não distanciar os alunos dos estudos nesse período de quarentena”, comenta Jaqueline Nadir Rebelo Rosa, diretora de Ensino Fundamental na Secretaria de Educação.


Segundo a educadora, as próprias as famílias estão construindo novas rotinas para orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades escolares em casa. E a melhor forma de organizar os períodos de estudos é aquela que se adapta a cada contexto familiar, visto que muitos dos responsáveis continuam com suas demandas do trabalho.


Em casa, a organização dos estudos varia de acordo com o desenvolvimento individual de cada criança. Neste momento, as menores precisam de um auxílio maior por parte dos pais e responsáveis. Para os maiores, a orientação é a organização de períodos e horários para a realização das atividades propostas pelos professores (veja dicas de estudo, abaixo).

“Os familiares têm um papel fundamental nesse processo. Muitos demonstram importante interesse naquilo que os filhos estão aprendendo e se dispõem a ajudá-los quando possível. E em meio a tudo isso, a relação entre a família e a escola ganhou um vínculo ainda mais forte”, destaca Jaqueline.


Para os estudantes, essa rotina de estudos não presenciais vai requerer, principalmente nos primeiros dias, uma nova postura diante dos estudos, pois novos hábitos terão que ser observados. O êxito escolar, neste momento, vai estar na autodisciplina e na motivação continua frente a esta nova e delicada realidade – principalmente pelo distanciamento físico de colegas e professores.


Organize seu local de estudo – Em casa, procure um ambiente arejado e com boa luz natural, de preferência ao lado de uma janela; – Opte por estudar numa mesa com espaço livre para os diversos materiais, como livros, cadernos, dicionário e rascunho para as anotações; – É aconselhável desligar a TV, o rádio e, se possível, o celular, pois um dos principais problemas na hora de estudar em casa é a distração; – Faça uma relação de todas as atividades (pesquisas, exercícios, trabalhos etc.) que precisam ser cumpridas em dias e horários específicos; – Além dos horários regulares das aulas, estabeleça outros momentos de estudos, principalmente para as matérias mais difíceis. Nesses horários, intercale disciplinas de raciocínio diferente, como língua portuguesa e matemática, por exemplo; – Faça resumos da matéria estudada. Identifique e transcreva as ideias principais dos assuntos. E resolva as tarefas e exercícios propostos pelos professores.

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon