• Rádio União Fm

Indaial intensifica ações de prevenção à saúde da mulher no Outubro Rosa

Neste mês Indaial também participa do Outubro Rosa, uma campanha mundial realizada anualmente, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura e reduz a mortalidade.

De acordo com o Inca, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma (como o carcinoma basocelular).

A mamografia de rastreamento é recomendada pelo Ministério da Saúde para mulheres com idade entre 50 e 69 anos (a cada dois anos). Em 2017 foram realizados 1.119 exames encaminhados pela Secretaria de Saúde de Indaial. Já neste ano, conforme dados coletados até o início de outubro, foram efetuados 1.442 exames. Não há fila de espera no momento para a realização dos agendamentos.

Embora o Outubro Rosa seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês para falar também de outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo.

A fim de atingir prioritariamente mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (25 a 64 anos), será ampliada a oferta de coleta de material para citopatológico de colo uterino e exame das mamas. Em outubro, as mulheres poderão agendar o exame com sua unidade de saúde de referência via telefone ou pessoalmente. A relação das unidades de saúde está disponível no site: http://www.saudeindaial.sc.gov.br, em Estrutura – Atenção Básica.

Nas unidades também serão prestadas orientações acerca da realização do exame preventivo de câncer de colo uterino. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual. Se ambos os resultados forem negativos, os próximos precisam ser efetuados a cada três anos. O início da coleta deve ser aos 25 anos para mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual.

Os exames periódicos precisam seguir até os 64 anos. Nas mulheres sem história prévia de doença neoplásica pré-invasiva, os exames podem ser interrompidos quando elas tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca se submeteram ao exame, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos.

No Outubro Rosa, as unidades ainda irão organizar momentos de educação permanente sobre o tema nas reuniões de equipes e de planejamento geral da unidade com a comunidade.

TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon