- Rádio União Fm
Museu de Hábitos e Costumes completa oito anos

O Museu de Hábitos e Costumes completou oito anos de atividade na última quinta-feira, dia 27 de setembro. O local possui acervo representativo do universo do vestir, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau desde o fim do século XIX até a atualidade. Grande parte da coleção doada à Fundação Cultural de Blumenau foi reunida pela senhora Ellen Weege Vollmer. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com os hábitos e costumes ali referenciados em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação.
O museu funciona em um imóvel que pertenceu ao comerciante, industriário, político e cônsul da Alemanha, Gustavo Salinger. O empreendedor trabalhou em conjunto com os capitalistas e industriais da cidade para o engrandecimento local. No final do século XIX, Blumenau já se destacava como centro econômico, tendo empresas conhecidas pela sua vida comercial, trabalhando com importação e exportação, como a de Gustavo Salinger.
A sua presença na cidade era pulsante. Trabalhou como vereador e foi eleito, em 1889, presidente da Câmara. Em 1898, junto a outros 15 comerciantes da região, organizaram a Associação Comercial de Blumenau, a fim de fortalecer o comércio do município, promovendo e incentivando a produção e amparando a exportação e importação.
Homem de visão que liderou vários movimentos em prol do crescimento da cidade, como a formação da Acib, formou a sociedade de energia elétrica junto a Pedro Christiano Feddersen. Suas atividades sociais se estendiam também às ações culturais, sociais e filantrópicas. Faleceu aos 71 anos em 1920.
Tags: