Buscar
  • Rádio União FM

MAB apresenta a série de pinturas exaltando o domingo



A série “Domingo” surgiu ao acaso. Em um determinado momento de 2018 o artista João Paulo percebeu a similaridade de alguns trabalhos avulsos que em conjunto poderiam ganhar um novo e expressivo significado. Amadureceu a ideia, refletiu sobre as possibilidades e acabou desenvolvendo o conceito que definiu a série de pinturas. Seu trabalho estará na 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) a partir do dia 7 de novembro, às 19h, na Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

A tradicional mostra blumenauense reunirá obras de artistas de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além daqueles que figuram no acervo do MAB. A noite multicultural de abertura tem na programação a tradicional conversa com os artistas e curadores, lançamentos de livros, declamação de poema por Raquel Gastaldi, representando a Sociedade Escritores Blumenau (SEB), apresentação do documentário “Odradekianas” e músicas com integrantes da Banda Municipal de Blumenau. A visitação às exposições poderá ser feita até 16 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.

As pinturas de João Paulo selecionadas para a última temporada do ano contêm cenas de um dia de domingo, ou um feriado qualquer, em que os personagens dispõem de momentos exclusivos, seja para si ou em companhia de alguém muito próximo. Um tempo de interação e reflexão a dois ou a sós, em uma prosaica atividade de lazer ou de solitária e por vezes estática introspecção. Intencionalmente o contraponto também se vê em algumas obras inseridas na série.

Através dessas narrativas o artista propõe uma reflexão, e talvez a necessidade e a urgência de alguns rituais de um dia de domingo, pois eles possibilitam aguçar a percepção interior, o ato de imaginar, de interagir, de refletir, de estar mais atento a si e ao outro e menos vulnerável ao mundo contemporâneo, longe das imposições que quase obriga as pessoas a ficar 24 horas conectadas, distraídas, ocupadas e produtivas.


Sobre o artista João Paulo é um pintor paranaense nascido e criado em Palmeira, formado em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (atual FAP) e pelo Curso de Teatro da então Fundação Guaíra. O tema principal de sua obra é o cotidiano do homem urbano contemporâneo e seus desdobramentos. Sua arte é figurativa. A pintura está presente na vida do artista desde a infância. A partir dos 13 anos começou a receber prêmios, medalhas e participar de exposições.

Saiba mais

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Quando: quinta-feira, 7 de novembro

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poemas, apresentação de documentário e show musical

Visitas: até 16 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

0 visualização
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon