Buscar
  • Rádio União FM

Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico reabriram parcialmente em Balneário Camboriú


Antes mesmo da Biblioteca Municipal Machado de Assis e do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú reabrirem, às 8h30 desta segunda-feira (22), já havia gente esperando para entrar no prédio. Ambos estavam fechados desde 14 de janeiro devido a estragos causados pela chuva.

Localizados no mesmo prédio (3ª Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500), a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico estão funcionando parcialmente, no primeiro piso. Até as 17h, tinham sido feitos 76 atendimentos na Biblioteca, entre devoluções e retiradas de obras.

Já no primeiro dia de reabertura da Biblioteca, o estudante João Pedro França de Lima, 16 anos, esteve no local para se cadastrar e levar para casa livros de literatura. “Estava de olho para quando abrisse eu vir aqui. Preciso estudar, ler livros”, comenta o estudante, que está no 3º ano e se prepara para ingressar no ensino superior. Como esqueceu o comprovante de residência, o adolescente voltará na sexta-feira para se cadastrar. No entanto, já verificou que uma das obras que precisa ler, Os Sertões, de Euclides da Cunha, está disponível.

Ivonete Aparecida Ferreira e os filhos Gabriel, 11, e Guilherme, sete, também circularam pela Biblioteca nesta segunda-feira. “Estávamos ansiosíssimos para que abrisse. Passamos na frente, estava aberto e entramos. O Gabriel adora ler, devora livros”, contou Ivonete. “Estou procurando livros de Ciências”, disse Gabriel. Já o irmão dele, Guilherme, estava observando as obras infantis.

A Biblioteca retornou com empréstimos de livro e consultas ao acervo (com exceção dos acervos de periódicos, obras raras, multimeios e referência). Já o Telecentro da biblioteca está disponível com três estações e impressora, com tempo de utilização individual de 30 minutos. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 18h45, de segunda a sexta-feira. O recebimento de doação de livros está suspenso por tempo indeterminado.

No Arquivo Histórico, o acervo de fotos e documentos digitalizados pode ser acessado. É aconselhado que o usuário leve uma mídia removível (pendrive, por exemplo) para salvar os materiais pesquisados. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 14h, de segunda a sexta-feira.

Devidos aos problemas de infiltração no telhado e paredes, rede elétrica e piso causados pela chuva em janeiro, os serviços disponibilizados no prédio tiveram que ser interrompidos para evitar riscos aos frequentadores e ao acervo.

0 visualização
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon