Buscar
  • Rádio União FM

Blumenau fará intensificação de ações de vacinação contra febre amarela



A partir desta segunda-feira, dia 25, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), irá realizar ações para a intensificação da vacinação contra a febre amarela. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença e visando atender um número maior de blumenauenses, o horário de atendimento das salas de vacina dos sete ambulatórios gerais (AG) do município será ampliado até as 20h30, a partir da próxima semana. A imunização contra a febre amarela é feita apenas uma vez, ou seja, pessoas que já se vacinaram não precisam tomar nova dose.

Além da extensão dos horários das unidades para atendimento da população em geral, outras 40 salas de vacina funcionam no município e terão disponíveis doses contra a febre amarela. Já na próxima semana, equipes de saúde farão a imunização dos servidores municipais que ainda não se vacinaram. Também estão previstas ações educativas e preventivas em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e com a Secretaria de Educação. Corporações públicas como Corpo de Bombeiros, Exército e Polícias Militar e Civil também estão sendo convocadas a incentivar seus membros para que façam a dose contra a febre amarela.

Segundo o secretário da Semus, Marco Antônio Bramosrki, com esse escopo de ações preventivas, a cidade amplia a cobertura vacinal e reduz significativamente a chance de contabilizar casos autóctones da doença. “Não queremos alardear a população, mas o risco de a febre amarela chegar à região é real, diante dos três casos registrados no estado vizinho do Paraná. Nossa intenção é planejar uma ação preventiva com a comunidade, para que não tenhamos a doença em Blumenau.”

A vacina contra a febre amarela está indicada com dose única a todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade e que ainda não tenham sido vacinadas. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Em 2018, a Semus registrou a aplicação de 53.411 doses contra a febre amarela. Neste ano foram aplicadas aproximadamente 10 mil vacinas e a Vigilância Epidemiológica de Blumenau já recebeu e distribuiu, neste período, pouco mais de 23 mil doses. O reabastecimento das vacinas é feito pelo governo do Estado, conforme demanda.

#geral #blumenau

0 visualização
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon