Buscar
  • Rádio União FM

Vigilância alerta para cuidados com o escorpião amarelo em Blumenau



Com a chegada das estações mais quentes do ano e a consequente elevação da temperatura, também cresce a atividade de animais peçonhentos. Em Blumenau, a possibilidade de aumento das ocorrências com o escorpião amarelo, o Tityus serrulatus, preocupa a equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental, órgão da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus).

Desde 2007 há relatos da presença do animal na cidade, que tem cerca de 60% de seu perímetro de área rural, oferece uma grande quantidade de abrigo e alimento para a espécie de escorpião invasora, que está extremamente adaptada, tanto em ambientes urbanos, como rural, conforme explica o médico veterinário da Vigilância em Saúde de Blumenau, Leandro Roberto Canesi Ferreira. “O escorpião amarelo reproduz-se por partenogênese, o que significa que todo indivíduo adulto pode parir sem a necessidade de acasalamento. Este fenômeno facilita sua dispersão e o animal realmente se instala e prolifera com muita rapidez. Mais ainda quando em situação de perigo.”

Diante desta realidade e do aumento de manifestações, que são realizadas por meio da Ouvidoria da Saúde de Blumenau, relatando a presença do escorpião em área urbana, principalmente na região Norte da cidade, que a Semus faz um alerta à população sobre como proceder no caso de presença do animal em ambiente doméstico ou até mesmo de acidente, além de medidas de prevenção.

#geral

0 visualização
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon