Buscar
  • Rádio União FM

Blumenau participa de mobilização nacional de combate ao Aedes



Ao longo da semana, os agentes do Programa de Combate a Dengue, da Secretaria de Promoção de Saúde de Blumenau (Semus), irão monitorar quatro cemitérios da cidade, em busca de criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor de algumas doenças como a dengue. Durante o mês de novembro a equipe já visitou outros 18 cemitérios em busca de focos com larvas.

A ação de varredura nos cemitérios é realizada há pelos menos seis anos pela Semus, preferencialmente na semana posterior ao feriado de Finados, quando existe um aumento das visitas, bem como de possíveis depósitos de ovos do mosquito, como vasos de flores. A intenção é eliminar criadouros com ovos ou larvas que possam causar a proliferação do inseto.

Antecipando a semana nacional de prevenção, já estão sendo feitas conversas de conscientização junto aos participantes das convenções regionais de saúde, preparatórias para a conferência municipal, em março de 219, bem como a distribuição de folders em pontos da cidade como a Vila Germânica. “Nossas ações preventivas em Blumenau são constantes ao longo do ano junto às escolas e à comunidade, assim como estamos sempre fazendo o monitoramento e combate a focos do mosquito”, explica Eleandra.

Prevenção constante

Blumenau tem hoje uma situação de controle em relação ao Aedes, com 154 focos, que são constantemente monitorados pela equipe de 31 agentes de endemia da Semus. Também faz parte do trabalho de prevenção e combate o acompanhamento constante das 1.652 armadilhas e dos 348 pontos estratégicos, que são locais mais propícios ao aparecimento do mosquito, como os próprios cemitérios, transportadoras, comércios de ferro velho e borracharias. Atualmente o município não registra nenhum caso de dengue, zika ou chikungunya adquiridos em Blumenau.

#geral

0 visualização
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon