Buscar
  • Rádio União FM

Secretaria de Saúde de Itajaí reforça cuidados com o Aedes aegypti



A combinação de temperaturas altas e chuvas, características do período de primavera/verão, favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus. Por isso, a Secretaria de Saúde de Itajaí reforça os cuidados que a população precisa manter para evitar um aumento de focos e criadouros do mosquito.

O coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, alerta que nesse período do ano pode aumentar a proliferação do mosquito Aedes aegypti em função dos fatores climáticos. “Os ovos do mosquito Aedes aegypti podem sobreviver até 18 meses em local seco e, ao ter contato com a água da chuva, darão origem a novos mosquitos”, explica.

De acordo com Vieira, esse ciclo precisa ser combatido durante o ano inteiro por meio de cuidados simples que toda a população deve manter: recolher recipientes que podem acumular água, não jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios, manter ralos e caixas d’água bem fechados e limpar frequentemente piscinas e calhas.

“É nessa época do ano que as infestações ocorrem, por isso a atenção precisa ser intensificada. A população é parte fundamental para se evitar a proliferação do Aedes aegypti”, comenta.

Mais de 240 mil visitas de orientação

Itajaí conta com 90 agentes de combate a endemias percorrendo todo o município diariamente. De janeiro até outubro, os profissionais realizaram 243.451 visitas em armadilhas, pontos estratégicos, residências, comércios e terrenos baldios. Atualmente, as equipes estão trabalhando na prevenção nos bairros São Vicente, Dom Bosco, Vila Operaria, Cidade Nova e Ressacada.

O coordenador do Programa de Controle da Dengue relata que a população deve receber os agentes em suas residências e comércios para verificar possíveis focos e criadouros, além de fornecer orientações para combate ao Aedes aegypti. “Essa parceira entre moradores e agentes é fundamental para evitarmos o aparecimento das doenças transmitidas por esse mosquito”, pontua.

#GERAL

0 visualização
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon