Buscar
  • Rádio União FM

Relatório semanal aponta 82% dos pontos próprios para banho no litoral de SC


O segundo relatório de monitoramento da qualidade das praias catarinenses da temporada de verão 2017/2018, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), mostra uma melhora dos pontos próprios em relação à análise da semana passada. Dos 215 pontos analisados, 82,3% estão próprios para banho. As coletas foram realizadas de 11 a 15 de dezembro em 114 praias de 27 municípios do Estado.


Em Florianópolis, 80% (60) dos locais podem ser aproveitados pelos banhistas. Seis pontos que estavam impróprios no dia 8 de dezembro agora estão em condições, dois deles em Canasvieiras. Apenas um ponto se tornou impróprio, na Lagoa da Conceição.

No restante do litoral, 83,6% (177) estão próprios para banho. Onze pontos melhoraram a condição e apenas três estão impróprios para banho.

— A chuva influencia diretamente a balneabilidade das praias por levar os detritos das ruas e drenagem para o mar. Como não houve precipitações, os números melhoraram — informa o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasquez Filho.

Durante a temporada de verão, o monitoramento das praias catarinenses é feito semanalmente. Com mais de 30 anos de experiência, o técnico do Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, dá uma dica importante aos banhistas na hora de escolher a praia para o banho de mar.:

— Mesmo que no relatório daquela semana o ponto esteja próprio, sempre indicamos que se observe o histórico do local. Se, na maior parte do tempo está próprio, a chance de estar contaminado é menor que um local que apresenta um histórico de impropriedade — disse o técnico.

#litoral #santacatarina

4 visualizações
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon