Buscar
  • Rádio União FM

Tudo é paixão e sertão na sinfonia de Renato Teixeira em disco orquestral



Cantor e compositor associado ao universo da música rotulada como caipira, o paulista Renato Teixeira criou, a bem da verdade, fino cancioneiro de acento folk enraizado nas tradições dos sertões do Brasil interiorano. O supra-sumo dessa obra sofisticadamente rústica ganha moldura sinfônica em Terra de sonhos, álbum gravado no Estúdio Inca (MT) por Teixeira com a Orquestra do Estado de Mato Grosso – sob a regência do maestro Leandro Carvalho – e lançado em escala nacional pela gravadora Kuarup neste mês de novembro de 2017.

O disco registra o show com que esse cantador e violeiro caiçara – nascido há 72 anos em Santos (SP), mas criado entre Ubatuba (SP) e Taubaté (SP), cidades onde passou a infância e a adolescência, respectivamente – caiu na estrada do estado de Mato Grosso, em abril de 2015, com o toque clássico da orquestra criada em 2005. O álbum Terra de sonhos foi batizado com o nome da música composta por Teixeira com Almir Sater – assim como o CD lançado em 1994 por Sater.

Aos 50 anos de carreira, iniciada em 1967 com a apresentação da música Dadá Maria (Renato Teixeira) nas vozes de Gal Costa e Silvio César no III Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), o compositor de Romaria (1977) sempre se manteve nesse trilho ruralista, alheio às maravilhas contemporâneas surgidas de lá para cá na música brasileira. Foi esse apego apaixonado ao universo musical caipira que deixou a obra autoral de Teixeira com identidade tão forte, a ponto de ser reformatada pela Orquestra do Estado de Mato Grosso sem perder a essência folk.

Fonte: G1.

#RenatoTeixeira #Orquestra #Música #Rádio #União

0 visualização
TEL: 47 3326 6033 
RUA AMAZONAS, 131 - BLUMENAU, SC 
RÁDIO UNIÃO FM - Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
DESENVOLVIDO POR @MAURICIOCATTANI
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon